terça-feira, 27 de julho de 2010

Aziz Ab’Saber critica novo Código Florestal



“O que estão fazendo em Brasília é uma estupidez”. O desabafo do geógrafo e um dos principais nomes do país em estudos sobre o meio ambiente, Aziz Ab’Saber, tem como alvo o relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB) para o novo Código Florestal Brasileiro. Homenageado da 62ª SBPC, o professor de 86 anos falou na conferência Ciências e Aplicações de Ciências: A Importância do Planejamento.

O relatório aprovado pela Câmara dos Deputados em 6 de julho prevê uma série de medidas que, segundo Aziz, vão agravar o quadro de devastação dos ecossistemas brasileiros. “É um código a favor dos ruralistas. Uma irresponsabilidade diante da crescente necessidade de preservar os biomas”, afirmou. “Não precisamos de um 'Código Ruralista', mas, sim, de um 'Código da Biodiversidade'”, completou.

Ab'Saber enviou carta ao deputado sobre os riscos do afrouxamento das leis ambientais.

Leia carta de Aziz aqui.

Leia resposta de Aldo Rebelo aqui.

CRÍTICAS - Ex-presidente da SBPC, Aziz alerta sobre o fim da obrigatoriedade da Reserva Legal – mínimo de vegetação nativa em propriedades rurais – em áreas de até quatro módulos (de 20 a 440 hectares, dependendo da região do país). O pesquisador, aplaudido de pé pelas cerca de 250 pessoas que lotaram o auditório da Reitoria da UFRN também critica o perdão da dívida de crimes ambientais cometidos até a promulgação da nova lei, que deve ser levada ao plenário do Congresso Nacional após as eleições de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário