quarta-feira, 28 de julho de 2010

Descobrindo segredos


A cadeira gira em torno do próprio eixo. Sentado nela, com um peso de dois quilos em cada mão, Jhefferson Rodrigo Soares está com os objetos junto ao peito. A velocidade se mantém até que o jovem natalense de 17 anos abre os braços. De repente, a cadeira freia e a rapidez de outrora se torna vagarosa. Mas basta fechar os braços novamente para recuperar a velocidade estonteante. Mas por que isso acontece?

Ajudar crianças e jovens a desvendar os segredos da ciência de uma forma interativa é o objetivo da SBPC jovem. Na 62ª Reunião Anual, o evento, voltado para estudantes dos ensinos fundamental e médio, reúne 11 centros e museus de ciência de todo o país. "A velocidade está ligada ao tamanho da circunferência que os pesos descrevem no ar", explica o monitor da SBPC Jovem Jorge Henrique Targino.

"Se os braços estão abertos, o raio do círculo é maior e, por isso, demora mais tempo para dar a volta completa", traduz o estudante de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com o sorriso no rosto, Jheffereson sai da cadeira desorientado. Mas feliz com a descoberta. "Nunca vi uma feira como essa. Achei demais desvendar esses segredos", comemora o aluno do 1º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário