terça-feira, 27 de julho de 2010

Primeiro satélite será lançado do Brasil em 2012


A maquete do foguete Cyclone-4, exposta na Expotec da 62ª SBPC, tem 1,60m. A versão real do lançador de satélite, no entanto, atinge os 40m de comprimento e 200 toneladas. O gigante, fruto de uma parceria tecnológica entre o Brasil e a Ucrânia, deve ganhar o espaço em 2012. E o lançamento será feiro em terras brasileiras.

As obras da base de Alcântara (MA) já começaram. É de lá que o Brasil vai enviar para fora da Terra seu primeiro lançador de satélites. Os ucranianos ficam com a construção do lançador. Segundo o representante da binacional Alcântara Cyclone Space, André Barreto, um dos objetivos da parceria é trazer a tecnologia necessária para incluir o Brasil no mercado de lançadores de satélite.

Aproximadamente 300 lançamentos de versões anteriores ao Cyclone-4 (1, 2 e 3) já ocorreram na Europa.

"A transferência da tecnologia para que possamos desenvolver o nosso próprio foguete é parte do acordo internacional firmado entre os governos brasileiro e o ucraniano", conta. Com capacidade de carga de aproximadamente seis toneladas, o Cyclone-4 tem um custo total de US$ 500 milhões. Barreto destaca o papel das universidades na formação de recursos humanos para fortelecer a tecnologia espacial genuínamente nacional.

"A Universidade de Brasília e a Federal de Minas Gerais, hoje, lideram os novos cursos direcionados aos estudos acadêmicos na área espacial", comenta. "Com essas parcerias, creio que podemos pensar na construção de um foguete 100% brasileiro em um futuro não muito distante", acredita o membro da Alcântara Cyclone Space, que tem sede na capital federal.

Um comentário:

  1. interessante... quais os materiais que foi feito a maquete do foguete? é de acrilico??

    ResponderExcluir