terça-feira, 27 de julho de 2010

Impressão 3D a favor da medicina



Uma equação matemática solidificada. É isso que o estudante de Engenharia Civil, Kunihi Marques, da Universidade Federal de Goiás (UFG) segura nas mãos. A tecnologia de impressão em 3D, mais conhecida como “Prototipagem Rápida” ou ainda “Manufatura Rápida”, é um dos destaques do estande do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), de Campinas (SP), na Expotec na 62ª SBPC.

A tecnologia, há 10 anos pesquisada no Brasil, vai além de representações de um conjunto de equações numéricas. O engenheiro mecânico Marcelo Oliveira explica que, hoje, a materialização de formas a partir de arquivos geométricos digitais é um dos principais aliados dos médicos em cirurgias de alto risco. “É possível a reprodução detalhada de órgãos para estudo que não poderiam ser produzidos na modelagem convencional”, conta.

Segundo o pesquisador, existem cerca de 50 máquinas para impressão 3D no Brasil. Cinco delas no CTI. “Estamos desenvolvendo estudos para a fabricação da primeira máquina com tecnologia 100% brasileira”, adianta Oliveira.

Foto: Luiz Filipe Barcelos (UnB Agência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário