quarta-feira, 28 de julho de 2010

Dilma promete 2% do PIB para C & T


O Brasil investe cerca de 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em Ciência e Teconologia. Caso eleita, a cadidata à Presidência da República Dilma Roussef (PT) promete ampliar esses investimentos para a casa dos 2%. "Um projeto nacional com inclusão social e sustentabilidade só pode ser efetivado com investimentos massivos em pesquisas e na sua aplicação em benefício dos 190 milhões de brasileiros".

Ovacionada pelo público que disputou cada centímetro vazio do auditório da Reitoria da UFRN, a ex-ministra destacou algumas metas de seu programa para a área de C & T. Entre elas, a criação de 450 novos intitutos tecnológicos - que deverão operar em parceria com universidades e o setor privado -, ampliação do número de mestres e doutores formados de 50 mil para 200 mil por ano, do número de bolsas e patentes e a independência do Brasil em relação à energia nuclear.

Acompanhada pelo candidato a vice, Michel Temer, Dilma destacou a necessidade do casamento entre C & T e Educação. "Para estar na vanguarda da produção de conhecimento precisamos de uma política educacional que vá da creche à pós-graduação", comentou. A candidata, que falou durante uma hora meia de debate, também prometeu fazer "o possível e o impossível" para aumentar os salários dos professores da educação básica. "Sem salário digno, não ha desenvolvimento".

A maior parte do tempo de pé, Dilma ainda ressaltou a necessidade de mudar o paradigma da transferência tecnológica no Brasil. "Durante muito tempo se pensou em transferência como a instalação de empresas internacionais aqui", afirmou. "É justamento o contrário. E se quisermos ampliar nossa capacidade na área, precisamos de mestres e doutores preparados para desenvolver tecnologia brasileira", completou.

SOBERANIA - Roussef destacou ações do governo Lula na área de C & T, como o PAC que destinou R$ 41 bilhões para o setor entre 2007 e 2010. E garantiu que usará o modelo adotado pelo atual presidente como base para sua possível gestão. "A erradicação da miséria no Brasil é o meu principal obetivo. E sem o conhecimento da ciência para a geração de renda e melhorias para os que mais precisam não conseguiremos uma nação soberana e de todos".

A representante do PT recebeu uma carta das mãos do presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp, com sugestões da Sociedade para seu programa de governo. Entre os principais pontos estão uma revolução na educação e a conservação dos recursos naturais, principalemnte do mar e da Amazônia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário