quinta-feira, 29 de julho de 2010
As cores da Guernica Nordestina
Um show de cores amplia a beleza do prédio da Reitoria da UFRN depois do pôr-do-sol na capital potiguar. Inaugurado em 21 de maio de 1979, o edifício abriga os principais eventos da 62ª Reunião Anula da SBPC, que segue até sexta-feira, 30. Foi lá, por exemplo, que ocorreu a palestra como o homenageado Aziz Ab'Saber e que está prgramado os deabates com os candidatos à Presidência da República nas eleições 2010.
O destaque do lugar é um grande painel esculpido pelo artista plástico Manxa em fevereiro de 1979. Batizado de Guernica Nordestina, a obra que adorna a fachada do edifício apresenta um sol cercado por formas humanas em sofrimento. O trabalho, restaurado em 1994, se inspira da tela Guernica, pintada por Pablo Picasso em 1937 - baseada no bombardeio sofrido pela cidade espanhola de mesmo nome por aviões alemães.
Fechando a composição da Reitoria, um espelho d'água reflete as luzes do sol, da lua e dos refletores que alternam a coloração da água. A jangada que aparece na foto faz parte do projeto de extensão da UFRN Jangadeiros. A iniciativa busca melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida de 42 pescadores da praia de Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos de Natal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário